Dieta Hipogordurosa para reduzir ou prevenir Colesterol alto. - sosboaformamais

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Dieta Hipogordurosa para reduzir ou prevenir Colesterol alto.



O que é Colesterol?
O colesterol cumpre funções importantes como a produção de hormônios, a fabricação de vitamina D e o transporte de gorduras do intestino para o fígado, músculos e tecido adiposo. Entretanto, quando em excesso, o colesterol pode causar doenças como a arteriosclerose, que é a deposição de placas de gordura na parede das artérias e que pode levar ao infarto e ao derrame.
Existem o colesterol LDL conhecido popularmente como “colesterol ruim” pois seu acúmulo bloqueia o fluxo sanguíneo e estreita as artérias e o colesterol HDL conhecido como “colesterol bom”, cuja função é de conduzir o colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito.



Quais são as causas do aumento do colesterol ?
- Alimentação desbalanceada ; 
- Alta ingestão de gordura animal (saturada) e colesterol; 
- Pobre ingestão de fibras solúveis;
- Falta de exercícios físicos.
- Hábito de Fumar (F.R)
- Histórico familiar (F.R)


O que você pode fazer?
1. Perder peso
2. Reduzir o consumo de alimentos gordurosos (Vide tabela).
3. Atividade física (orientada por um médico).
4. Aumentar o consumo de alimentos ricos fibras solúveis: aveia, alimentos integrais, soja, frutas e legumes (ex. 10g de fibras = 5 porções de frutas/vegetais ao dia ou 6 porções de cereais)
5. Preferir usar alimentos ricos em substância como ômega-3 e ômega-6 (peixes e óleo de peixes, óleo vegetais sem cocção).





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Evitar
Carnes gordurosas, costela, miúdos, aves com pele, costelinhas suínas, frango e peixe frito, mariscos, camarão e ostras, frios (salame, mortadela, copa, etc)
Ovos em excesso
Gordura animal, gordura hidrogenada, óleos de coco, molhos prontos, manteiga, bacon, banha.
Pães recheados com calabresa, bacon e queijos amarelos, folhados, pão de ovos.
Biscoitos recheados, doces recheados c/ creme e chantilly.
Produtos industrializados(bolos, congelados)
Coco
Sopas cremosas e molhos cremosos (leite)
Queijos amarelos (cheddar, prato, mussarela, etc), Leite integral, Creme de leite, Iogurte integral.





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